Banda Lira Itapirense adota recursos de acessibilidade em concertos

A Banda Sinfônica Lira Itapirense adotou recursos de acessibilidade para dar suporte adequado às pessoas com deficiência visual e/ou auditiva e que gostam de acompanhar os concertos promovidos pela centenária corporação musical. Inicialmente, as apresentações inseridas no Projeto Arte Surpresa contarão com a distribuição, ao público, de livretos impressos em braile – sistema de leitura para deficientes visuais baseado em pontos que formam combinações correspondentes a letras – contendo informações institucionais sobre a Banda Lira e o programa do concerto com as músicas a serem executadas e seus respectivos compositores.

Além disso, os materiais também contam com as informações grafadas em letras maiores, para favorecer a leitura pelas pessoas com baixa visão. Durante os concertos, um interprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) também faz a tradução das informações prestadas ao público, permitindo assim a compreensão pelos deficientes auditivos. Uma recepcionista e também interprete fica responsável pela recepção adequada aos idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida, encaminhando-as a cadeiras dispostas em localizações estratégias que permitem melhor visualização do palco e dos músicos.

Intérprete de Libras atua ao lado do maestro Maurício Perina (Paulo Bellini/Divulgação)

Para o maestro Maurício Perina, diretor artístico da Banda Sinfônica Lira Itapirense, a adoção dos recursos de acessibilidade nos eventos do Arte Surpresa representa um importante passo na história da corporação que em abril passada completou 108 anos de atividades ininterruptas. “Para nós, da Banda Lira, a possibilidade de oferecer ao público esses recursos que promovem a acessibilidade é um fator de orgulho e que reforça nosso respeito, atenção e carinho com as pessoas que se dispõem a nos assistir e prestigiar”, comenta o maestro.

Neste primeiro momento, foram produzidos dois programas diferentes, de modo a permitir que as apresentações acessíveis possam ser alternadas. Nas últimas duas edições do Arte Surpresa – em Barão Ataliba Nogueira e na Festa de Maio – já foram adotados os recursos acessibilidade que surpreenderam positivamente o público e motivaram muitos elogios à iniciativa da instituição. “A receptividade desta nossa ideia tem sido muito positiva. Sentimos que realmente  é algo muito bom e que ajudam as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Queremos que todos possam participar ao máximo de nossas atividades e essa é mais uma forma de contribuir para que isso aconteça”, complementa o presidente da Banda Lira, Luis Fernando de Almeida.

O conceito de acessibilidade está incluso no projeto da Banda Lira Itapirense aprovado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Laboratório Cristália por meio da Lei Rouanet. As atividades da Banda Lira Itapirense contam ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social. Mais informações e agenda completa no site www.bandaliraitapirense.org.br e pela página oficial no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirense), ou ainda pelo telefone (19) 3813-3330. A sede fica à Rua Comendador João Cintra, 41, no Centro.