Banda Lira Itapirense se apresenta no palco do Parque Juca Mulato

A Banda Sinfônica Lira Itapirense se reúne neste domingo (31) para seu primeiro concerto público desde o início da pandemia que provocou a suspensão dos eventos presenciais. A apresentação encerra a programação especial do aniversário de Itapira, com início às 19h00 no palco do Parque Juca Mulato.

O evento estava previsto para ocorrer no dia 24, quando Itapira atingiu 201 anos de fundação, mas precisou ser adiado em razão da chuva. “Nossas expectativas para esse evento são as melhores possíveis. Todos nós estamos muito ansiosos para tocar e foi frustrante não poder fazer a apresentação na semana passada. Mas, felizmente, deu tudo certo e teremos um concerto muito bacana”, comenta o maestro Maurício Perina.

De acordo com ele, o repertório definido é bastante eclético, com peças de samba, valsa, MPB, e os tradicionais dobrados, por exemplo. O concerto também marca a primeira apresentação defronte à nova sede da Banda Lira, no espaço da antiga Lanchonete Park. “Antes os músicos precisavam de transporte para os concertos no Parque Juca Mulato, mas agora basta atravessar a rua”, brinca a diretora artística Tamires Ponces.

Com a desaceleração da pandemia, a Banda Lira recentemente retomou os ensaios com todos os músicos. O último ensaio geral ocorreu no dia 13 de março de 2020 e, depois, passaram a ser remotos. Nos últimos meses, as reuniões voltaram a ser presenciais, mas ainda divididas em grupos, por naipes de instrumentos. Agora, a expectativa também é pelo início dos ensaios ao ar livre no Parque Juca Mulato.

A Banda Sinfônica Lira Itapirense conta com o patrocínio das empresas Laboratório Cristália, Supermercados Antonelli, Micropak e MP Hospitalar por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além do apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Itapira.

Mais informações estão disponíveis no site www.bandalira.org.br. Para acompanhar as novidades e eventos da Banda Lira, siga as redes sociais no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirenseoficial) e no Instagram (www.instagram.com/bandaliraitapirense/).