Projetos

Escola de Música

Criado em julho de 1999, pelo atual Regente e Diretor Artístico Maurício Perina, o projeto visa fortalecer e perenizar a história da Banda Lira Itapirense através do fomento ao ensino musical e democratização cultural, atendendo a crianças, jovens e adultos, a partir dos 4 anos de idade, contando com, atualmente, cerca de 400 alunos.

Na Banda Lira Itapirense, todos os cursos são oferecidos de forma gratuita, viabilizados pela parceria firmada entre a Banda Lira e a Prefeitura Municipal de Itapira, através do Departamento de Cultura e Turismo, e pelo patrocínio do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A Escola de Música realiza suas atividades na Sede da Banda Lira Itapirense, oferecendo cursos de prática instrumental para sopros (flauta transversal, clarineta, clarone, saxofones, trompa sinfônica, trompete, trombone, bombardino e tuba), bateria e percussão, violão, e em mais 4 núcleos descentralizados no município:

ADI – Associação Down de Itapira: Trabalho de Musicalização voltado para o estímulo da expressão e da percepção musical em grupos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, da capacidade de comunicação e da socialização dos alunos.

Educandário Nossa Senhora Aparecida – No núcleo, são ministradas aulas de Musicalização Infantil, através do canto e de vivências musicais com instrumentos de percussão e prática de fanfarra, promovendo o desenvolvimento artístico, social e cultural na formação das crianças.

Distrito de Eleutério – Trabalho de Música com a Comunidade, especialmente destinado à formação e prática de grupos rítmicos, chamado Ecobatuque. Esse trabalho é desenvolvido com instrumentos de Percussão feitos a partir de materiais de reciclagem, onde os alunos atuam desde a confecção até a execução de peças musicais.

Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’: Aulas de Musicalização Infantil através da prática e vivência rítmicas e musicais, estimulando o gosto pela música e promovendo momentos de afetividade e de desenvolvimento da socialização, da expressão corporal e vocal, potencializando habilidades na criança necessárias para sua melhor compreensão do mundo.

Viva Musica

Em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social de Itapira, a Banda Lira Itapirense oferece aulas de musicalização nos NAIs – Núcleo de Assistência Integral. Atualmente são 5 Núcleos em diferentes regiões do município que atendem, em período contrário ao da escola regular, cerca de 300 crianças e adolescentes.

As aulas de Musicalização têm um papel muito importante no desenvolvimento e formação da criança, em diferentes aspectos. As atividades estimulam a expressão de ideias e sentimentos, ampliando o vocabulário e desenvolvendo capacidades e potencialidades necessárias para o crescimento infantil. Também favorecem o desenvolvimento da criatividade, senso rítmico, da concentração, da socialização e afetividade, contribuindo para uma melhora na autoestima e no acesso à arte e à cultura.

A Banda Lira Itapirense ainda participa ativamente de todas as apresentações realizadas nos NAIs disponibilizando material necessário para a realização das aulas, arranjos musicais e músicos, em diferentes formações, conforme a ocasião, para execução instrumental ao vivo, no acompanhamento das apresentações dos alunos. Essa prática aproxima, valoriza e estimula o contato dos alunos com os instrumentos de Banda e da cultura musical, juntamente com os familiares e toda comunidade envolvida direta e indiretamente.