Velhinhos do Lar São Vicente ganham ‘concerto virtual’ da Banda Lira Itapirense

Os idosos assistidos pelo Lar São Vicente de Paulo foram presenteados com uma apresentação virtual da Banda Sinfônica Lira Itapirense. O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (26) na sede da instituição, na região do São Vicente.

A iniciativa teve por objetivo levar boa música e entretenimento aos velhinhos, que por conta da pandemia estão totalmente isolados e sem poder receber visitas. O concerto com aproximadamente 40 minutos de duração foi exibido em um telão instalado no refeitório.

“Criamos esse concerto virtual com peças apresentadas por nossos músicos em outros concertos e também com materiais produzidos e gravados pela Banda Lira ao longo desta quarentena que estamos vivenciando”, comenta o maestro Maurício Perina.

De acordo com ele, a ideia surgiu após uma iniciativa semelhante realizada a pedido de uma instituição do Rio de Janeiro que também cuida de idosos e pede a artistas que gravem vídeos para serem exibidos aos residentes.

“Nós atentemos a esse convite, gravamos algumas peças e montamos um vídeo especialmente para eles. Foi algo muito bacana e emocionante, e aí tive a ideia de criar algo nessa linha também para as entidades de Itapira”, completou Perina.

De acordo com ele, a ideia é que a Casa de Repouso Allan Kardec também receba o evento, em data ainda a ser definida. Para proporcionar a apresentação virtual aos idosos, a direção da Banda Lira em conjunto com a diretoria do Lar São Vicente adotou uma série de cuidados especiais.

Somente dois integrantes da corporação foram ao local e instalaram, antecipadamente, a estrutura de som e vídeo. O próprio maestro fez somente uma breve explanação no início da apresentação e depois deixou os idosos à vontade para assistir a apresentação.

  • ADAPTAÇÕES

O concerto virtual levado pela Lira ao Lar São Vicente de Paulo já é resultado das adequações pela qual a centenária corporação musical precisou passar neste ano em função da pandemia de coronavírus.

Desde março a Banda Lira está impossibilitada de realizar seus tradicionais eventos, apresentações, oficinas e concertos de maneira presencial. A estratégia adotada foi adaptar as atividades ao formato digital, com aulas e ensaios realizados por meio de plataformas online.

Os resultados desse trabalho também são compartilhados nas redes sociais da Banda Lira no Facebook e no Instagram. “Precisamos nos reinventar, tem sido um desafio, mas também tem a parte boa, pois estamos conseguindo superar essas restrições e continuamos trabalhando, produzindo e levando boa música às pessoas”, finaliza Perina.