Banda Lira Itapirense comemora 113 anos com evento especial

A Banda Sinfônica Lira Itapirense agendou para o próximo domingo (10) um concerto especial para celebrar seu 113º aniversário de fundação.

A tradicional corporação musical se reúne em sua formação completa, com quase 50 músicos, para a apresentação marcada para começar às 17h00 em sua sede na Rua Rui Barbosa, 875, no Parque Juca Mulato.

Participam também a Banda Escola ‘Mário Sebastião Bazani’ e o Coral Flor de Lira. O escritor e pesquisador Eric Apolinário – curador da exposição ‘A Lira dos 110 anos’ – também fará uma participação com uma espécie de ‘reflexão histórica’ acerca da trajetória da Banda Lira.

“Será um evento especial para marcar nosso aniversário, mas ainda bem menor do que gostaríamos de fazer. Até o fim do ano pretendemos realizar um concerto grandioso”, comenta o maestro Maurício Perina.

De acordo com ele, as incertezas em relação à pandemia neste início de ano e as flexibilizações que aconteceram somente a partir do último mês impediram um planejamento antecipado para as celebrações.

A entrada será gratuita, porém com lugares limitados, e haverá venda de bebidas no local, com renda revertida à manutenção da sede. O repertório incluirá peças clássicas e populares em aproximadamente 1h30 de concerto.

A abertura será feita pela Banda Escola, com duas músicas; seguida pela participação do Coral Flor de Lira, com três canções. Em seguida, a Banda Sinfônica Lira Itapirense fará sua apresentação com seis peças – incluindo o Hino Oficial da Banda Lira Itapirense.

O evento deverá ter ainda discursos do presidente da corporação, Luiz Fernando de Almeida, bem como da segunda tesoureira Eliana Aparecida Vitório de Almeida e do maestro Perina.

A Banda Sinfônica Lira Itapirense foi fundada no dia 10 de abril de 1909 e declarada de Utilidade Pública em 15 de julho de 1970, sendo uma das mais antigas bandas em atividade ininterrupta no país.

Desde sua fundação, a corporação vem prestando serviços à comunidade de Itapira e região, participando ativamente de eventos cívicos, culturais, religiosos, concertos didáticos e festas populares.

Além disso, a instituição mantém e coordena projetos voltados à musicalização e expressão corporal, em parceria com a Prefeitura através das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

Os meses de quarentena foram particularmente desafiadores, mas serviram também pra demonstrar a capacidade de adaptação dos músicos e diretores, que precisaram fazer uso de novas ferramentas para continuar com as atividades, ainda que de maneira remota e em ambientes virtuais.

“Ao longo da pandemia, superamos diversos desafios e precisamos usar a criatividade para manter nossas atividades em funcionamento. Criamos séries de vídeos e aulas pela internet e fizemos até mesmo concertos online. Agora, aos poucos, estamos voltando com as atividades presenciais e ficamos muito felizes com isso”, comenta Perina.

A retomada dos eventos da Banda Lira é resultado de reuniões de planejamento que começaram a ser realizadas ainda em janeiro. “Sabemos que é preciso ainda manter todos os cuidados. Tudo ainda exige muita responsabilidade para que possamos, de fato, nos vermos livres dessa pandemia”, acrescenta o maestro.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, a Banda Sinfônica Lira Itapirense conta com patrocínio das empresas Laboratório Cristália, Microquímica-Tradecorp e apoio da empresa Penha S/A e da Prefeitura Municipal de Itapira. Mais informações estão disponíveis no site www.bandalira.org.br.