Banda Lira promove workshop com Chiquinho Oliveira, trompetista do Sexteto do Jô

A Banda Sinfônica Lira Itapirense receberá nesta quinta-feira (18) a visita do trompetista Chiquinho Oliveira, que por 15 anos integrou o conjunto musical do Programa do Jô, conhecido por Sexteto do Jô.

O convidado comandará um workshop destinado principalmente a músicos em geral, além de professores, alunos e integrantes da própria Banda Lira.

O evento é gratuito e começa às 19h30 na sede da instituição no Parque Juca Mulato. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (19) 3843-1555.

“Os participantes terão a oportunidade de conhecer um músico que já tem uma carreira consolidada e entender mais como é sua rotina de estudos, além, claro, de vê-lo tocando bem de perto”, comenta o maestro Maurício Perina.

De acordo com ele, esse é um dos quatro workshops previstos no plano anual de trabalho da Banda Lira e que são contrapartidas ao Projeto Escola de Música, aprovado pelo ProAC-SP (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo.

Formado pelo Conservatório Musical ‘João Batista Julião’, de Sorocaba (SP), Chico Oliveira, ou Chiquinho como é carinhosamente conhecido, atuou também bandas Brasília Modern Six, Orquestra Orfeu Negro, Santa Mônica e Casablanca, sempre como arranjador e trompetista.

Já gravou com grandes nomes da música, como Gonzaguinha, Renato Russo, Selma Reis, Arthur Maia, Ed Motta, Nana Caymmi, Ivan Lins, Jorge Ben Jor, James Hetfield e Elba Ramalho, entre outros.

  • AGENDA

Para o dia 20 de novembro, a Banda Lira também já confirmou o workshop com Jéssica Dias, cujo tema será ‘Memória, música e cultura popular na Educação’. As sessões acontecerão às 16h00 e 19h00 no mesmo local e também com vagas limitadas. Outros dois eventos ainda estão sendo definidos e os detalhes serão divulgados em breve.

A Banda Sinfônica Lira Itapirense conta com o patrocínio das empresas Laboratório Cristália, Supermercados Antonelli, Micropak e MP Hospitalar por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além do apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Itapira.

Mais informações estão disponíveis no site www.bandalira.org.br. Para acompanhar as novidades e eventos da Banda Lira, siga as redes sociais no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirenseoficial) e no Instagram (www.instagram.com/bandaliraitapirense/).