Banda Lira receberá trompetista de Roberto Carlos no Festival de Inverno de Itapira

A Banda Sinfônica Lira Itapirense será uma das atrações principais do Festival de Inverno de Itapira, que acontece entre os dias 18 e 20 de agosto no Parque Juca Mulato. E para presentear o público com uma apresentação muito especial, a centenária corporação anunciou a realização, durante o evento, de mais uma edição do projeto Banda Lira & Convidado.

O concerto está confirmado para a noite de sábado (19), com início às 22h30. Com aproximadamente 45 músicos no palco, a Banda Lira receberá como convidado especial o trompetista, compositor, arranjador e produtor João Lenhari, que integra a banda de apoio do cantor Roberto Carlos, além de tocar no grupo Sandália de Prata, entre outros trabalhos. O repertório será dividido em duas partes – a primeira será executada pelos integrantes da Lira, e a segunda parte terá a participação de Lenhari como solista.

Entre as músicas selecionadas está o clássico tema do filme ‘Rocky’, Gonna Fly Now (Bill Conti) – a canção é considera desafiadora para execução no trompete, com nível de dificuldade bastante elevado. “É uma alegria e uma honra receber o João Lenhari em um concerto da Lira. Ele já ministrou um workshop há alguns anos em nossa sede, e agora, pela primeira vez, tocará junto dos nossos músicos. Ficamos muito felizes, pois além de ser um amigo, é também um profissional de alto nível na música. Será uma experiência ímpar”, comenta o maestro Maurício Perina.

O concerto também contará com recursos de acessibilidade oferecidos pela Banda Lira Itapirense, como interprete de libras, recepcionista acessível, cadeiras e materiais informativos da corporação musical com grafia em braile. A Banda Lira Itapirense foi fundada em 10 de abril de 1909 e hoje é considerada uma das mais antigas bandas musicais em atividade ininterrupta no país, tendo sida reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). As atividades acontecem com o apoio da Prefeitura através das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social e com o patrocínio do Laboratório Cristália por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial www.bandaliraitapirense.org.br. As atividades também podem ser acompanhadas pela página no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirense). Informações também pelo telefone (19) 3813-3330 ou pelo e-mail contato@bandalira.org.br.

  • Sobre João Lenhari

João Lenhari é trompetista, compositor, arranjador e produtor. Bacharel em trompete pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), pós-graduado em Música Popular pela FACCAMP (Faculdade Campo Limpo Paulista) e mestrando em estudos instrumentais e performance também pela UNICAMP. Integra como arranjador, compositor e trompetista as seguintes bandas:   Banda Urbana, Banda Jazzco, Nelson Ayres Big Band e Orquestra Urbana. Faz parte da banda que acompanha o cantor Roberto Carlos e da banda Sandália de Prata.

Participou como primeiro trompete dos musicais ‘Sweet Charity’, ‘Priscila a Rainha do Deserto’, ‘Miss Saigon’, ‘Ou Tudo ou Nada’, ‘Bibi Ferreira Canta Repertório de Sinatra’ e ‘New York New York’. Em 2005, foi da banda de apoio do ‘Festival Cultura – A Nova Música do Brasil’, da TV Cultura. Como músico convidado já se apresentou e gravou com a Banda Mantiqueira (com gravações junto a Osesp, Antônio Nobrega, Paula Santoro e Virginia Rosa), Bissamblazz & The Orchestra(Dinamarca), Zerro Santos Big Band, Grupo Comboio, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Jazz Sinfônica de Diadema, Orquestra Arte Viva, Banda Canavial, Orquestra da UNICAMP , Big Band do Conservatório de Tatuí, Beto Villares, Cauby Peixoto e Criolina.

Foi professor do Conservatório de Tatuí de 2005 a 2009. Tocou em alguns dos teatros e casas de shows mais renomados do Brasil e do mundo, como Radio City Music Hall (New York), Teatro Abril (São Paulo), American Airlines Arena (Miami), Auditório Nacional (Cidade do México), Sala São Paulo (São Paulo), Sultan Pool (Jerusalém) e Massey Hall (Toronto).