Banda Lira vê cenário promissor após dois anos sem eventos presenciais

Depois de dois anos com a maior parte de suas atividades presenciais suspensas em razão da pandemia, a Banda Sinfônica Lira Itapirense vê um novo e positivo cenário se desenhar para este ano, no qual completa nada menos que 113 anos de fundação.

A partir do avanço da vacinação e flexibilizações das regras de quarentena, a corporação musical já retomou algumas de suas ações com participação do público que também serviram para apresentar sua nova sede no Parque Juca Mulato.

“Ao longo da pandemia, superamos diversos desafios e precisamos usar a criatividade para manter nossas atividades em funcionamento. Criamos séries de vídeos e aulas pela internet e fizemos até mesmo concertos online. Agora, aos poucos, estamos voltando com as atividades presenciais e ficamos muito felizes com isso”, comenta o maestro Maurício Perina.

Em fevereiro, por exemplo, a Lira promoveu um Workshop de Trombone com o músico e professor Paulo Pires de Moura, recepcionando músicos de diversas cidades da região interessados nas instruções teóricas e práticas.

Já este mês de março começou com a primeira edição do LirArt, um sarau cultural com diversas atrações artísticas que também recebeu bom público e foi muito bem avaliado.

Sede da Lira já abrigou dois eventos neste ano; diretoria faz planos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Também neste mês, a corporação atendeu convite da Vila do Artesanato e participou de um evento especial em comemoração ao Dia da Mulher. Todas as ações seguem rigorosos protocolos de segurança em consonância com as determinações das autoridades de saúde.

A retomada dos eventos da Banda Lira é resultado de reuniões de planejamento que começaram a ser realizadas ainda em janeiro. “Sabemos que é preciso ainda manter todos os cuidados. Tudo ainda exige muita responsabilidade para que possamos, de fato, nos vermos livres dessa pandemia”, acrescenta o maestro.

Além das apresentações, a corporação também foi selecionada, por meio de um chamamento público, para ministrar aulas de musicalização e de expressão corporal nas escolas municipais da cidade, através do Projeto Viva Música.

Com isso, também em fevereiro foi aberto um cadastro para novos professores que, agora, já estão concluindo as etapas de formação para iniciar as atividades em sala de aula.

“Foram selecionados mais de 30 profissionais de pedagogia, e fizemos uma seleção com técnicas de identificação das aptidões de cada professor e professora para determinar as áreas de atuação e que agora fazem parte da equipe formada por professores de várias áreas como música, educação física e dança. Todos já estão prontos para iniciarem as aulas”, diz Tamires Ponces, produtora executiva da Banda Lira.

Para o próximo dia 20, os músicos da corporação já têm novo compromisso fora da cidade – coisa que não acontecida desde que a pandemia começou, em março de 2020. A Banda Lira fará um concerto em Águas de Lindoia (SP), em um evento em celebração à Semana da Água.

Neste momento, a direção da Lira também já começa a se planejar para o evento de comemoração de seu aniversário de fundação, celebrado em 10 de abril. “Possivelmente ainda será um evento menor em abril, mas até o fim do ano nossa ideia é fazer algo maior”, antecipa Tamires.

• NOVO CURSO COM VAGAS LIMITADAS

Vale lembrar que o Projeto Viva Música, desenvolvido pela Banda Sinfônica Lira Itapirense,
também está com inscrições abertas para o curso de Musicalização e Introdução à Prática Instrumental.

Na prática, traata-se de um curso preparatório para um futuro ingresso na Banda Escola da instituição. A vagas são limitadas e destinadas a crianças com idade entre quatro e sete anos, com aulas às quartas-feiras, das 18h00 às 19h00, e das 19h30 às 20h30.

As adesões podem ser feitas até o dia 31 de março diretamente na sede administrativa da Banda Lira, à Rua Rui Barbosa, 857, no Parque Juca Mulato. Mais informações pelo telefone (19) 3843-1555.

  • APOIOS

Outro fator que contribui nesse cenário positivo da Banda Lira para este ano são os importantes apoios conquistados junto a empresas que confiam no trabalho da instituição e contribuem com as atividades.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, a Banda Sinfônica Lira Itapirense conta com patrocínio das empresas Laboratório Cristália, Microquímica-Tradecorp e apoio da empresa Penha S/A e da Prefeitura Municipal de Itapira.

“São apoios fundamentais para que possamos prosseguir e sempre ampliar e melhorar nosso trabalho. E são empresas comprometidas com a responsabilidade social, que acreditam no poder da cultura e da educação enquanto ferramentas de transformação para melhorar cada vez mais nossa sociedade”, finaliza Perina. Mais informações estão disponíveis no site www.bandalira.org.br.