História

Fundada em 10 de abril de 1909 e declarada Utilidade Pública Municipal pelo Decreto n° 44, de 15 de julho de 1970, a Banda Lira Itapirense é uma das mais antigas bandas em atividade (ininterrupta) no país. Desde sua fundação vem prestando serviços à comunidade de Itapira e região, e com orgulho cumpre com seu papel de utilidade pública, participando ativamente de eventos cívicos, culturais, religiosos, concertos didáticos e festas populares, tendo uma média de sessenta apresentações anuais.

A Banda Lira Itapirense em foto que remete aos anos iniciais de sua criação

A Banda Lira Itapirense é uma tradicional Banda do município de Itapira, interior de São Paulo, que preserva até hoje suas tradições, impactando diretamente na cultural local. Pautada pela qualidade e excelência musical, é construída constantemente com base na democratização do acesso e facilitação aos bens culturais, bem como na fruição e reflexão da cultura musical em suas mais variadas formas de criação, construção e contextualização, impulsionada pela busca de novos saberes, essenciais para a relação humana, social e artística.

Dessa forma mantém, desde o ano de 1999, a Escola de Música, projeto que auxilia o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens a partir dos oito anos de idade, atendendo atualmente, de forma gratuita, a cerca de 700 alunos, distribuídos em dez núcleos nas diversas regiões do município, oferecendo cursos de formação de banda de música, musicalização/coral infantil, percussão corporal, violão popular e fanfarra.

O presidente da Banda Lira, Luis Fernando de Almeida, e o diretor-artístico, maestro Maurício Perina

Buscando continuamente a excelência de sua música e, por consequência, a concretização de seus objetivos sociais e educativos, sob a regência do Maestro e Diretor Artístico Maurício Perina, desde 1999, a Banda tem se renovado e modernizado, transformando-se, no ano de 2014, em Banda Sinfônica. Atualmente, as atividades são viabilizadas pelo apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Promoção Social, e pelo patrocínio do Cristália – Produtos Químicos e Farmacêuticos LTDA, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A Banda Sinfônica Lira Itapirense tem em seu currículo importantes projetos, dos quais se destacam: Temporada de Concertos Especiais, com a participação de artistas da cidade; participações especiais juntamente com renomados artistas da região, como Nunno Dellalio e Marina Gabetta, Toni Angeli; e concertos com os artistas Kleiton & Kledir, Jorge Aragão, Renato Teixeira & Sérgio Reis.