Vídeos comemorativos celebram 112 anos da Banda Lira de maneira adaptada

A Banda Sinfônica Lira Itapirense comemorou seus 112 anos de fundação de maneira adaptada por conta da pandemia. Com as atividades presenciais restritas, a corporação não deixou a data do aniversário – dia 10 de abril – passar em branco e publicou um vídeo nas redes sociais para celebrar o momento, apesar de todas as dificuldades e desafios.

Um concerto virtual também foi veiculado com participação especial do padre Donizete Vitório, autor do hino da Banda Lira, além do Coral Flor de Lira. O vídeo trouxe um breve resumo das atividades da corporação e apresentou duas canções, o próprio hino e o clássico ‘As Rosas não Falam’, do Cartola.

“É um momento de celebrar e agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente dessa linda história e contribuíram para que pudéssemos estar aqui, comemorando cada conquista e acontecimento”, disse o maestro Maurício Perina.

No vídeo, professores e membros da diretoria da Banda Lira assopraram simbolicamente as velas do bolo comemorativo. O presidente Luiz Fernando de Almeida também surgiu na gravação e reforçou o orgulho em fazer parte da instituição há 40 anos.

“Em nome da diretoria, do nosso vice-presidente Mário Bazani e do nosso maestro Maurício Perina, agradeço a todos os nossos parceiros, colaboradores, patrocinadores, alunos, músicos, professores e demais profissionais que fazem parte da Banda Lira”, frisou.

Também integrante da diretoria e esposa de Luiz Fernando, Eliana Aparecida Vitório de Almeida aproveitou para pedir a todos que mentalizassem somente coisas boas e desejou que a pandemia termine logo para que todos possam estar juntos novamente.

A Banda Lira Itapirense foi fundada no dia 10 de abril de 1909 e desde então nunca interrompeu suas atividades. O momento inédito proporcionado pela pandemia trouxe novos desafios, mas também a certeza do engajamento de todos os colaboradores para que o trabalho não fosse suspenso e continuasse, ainda que com as adequações necessárias.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Banda Lira se esforça em manter o atendimento aos alunos e as atividades dos projetos por meio de aulas online e apresentações digitais – como bem destaca trecho da letra do hino oficial da instituição: “adaptando aos novos ritmos do tempo”.

  • HISTÓRIA 

Desde sua fundação, a Lira presta serviço à comunidade de Itapira e região, cumprindo seu papel de interesse público com participações em eventos culturais, cívicos, religiosos e populares, além de apresentações didáticas.

Desde 1999, a Banda Lira mantém o Projeto Escola de Música, que atende cerca de 120 alunos, e desde 2013, o Projeto Viva Música, que atende mais de 500 alunos de maneira totalmente gratuita com parcerias junto a instituições filantrópicas da cidade.

A instituição conta com o patrocínio das empresas Laboratório Cristália, Supermercados Antonelli, Micropak e MP Hospitalar por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além do apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Itapira.

Mais informações estão disponíveis no site www.bandalira.org.br. Para acompanhar as novidades e eventos da Banda Lira, siga as redes sociais no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirenseoficial) e no Instagram (www.instagram.com/bandaliraitapirense/).