Banda Lira Itapirense completa 108 anos de fundação

Banda Lira Itapirense completa, nesta segunda-feira (10), seus 108 anos de fundação. O importante marco é celebrado com ainda mais ênfase pelo fato de que a corporação, uma das mais antigas do país, segue com atividades ininterruptas desde sua criação, no dia 10 de abril de 1909.

Com forte atuação social e com foco no fomento da cidadania, a instituição concentra, hoje, perto de 50 músicos em sua formação sinfônica. Já os projetos como a Escola de Música e o Viva Música, desenvolvido com apoio de parceiros e patrocinadores, atendem a centenas de aprendizes todos os meses em entidades e núcleos espalhados pelo município.

Além disso, segue atendendo a todos os pedidos para acompanhamento de procissões e outros eventos religiosos, além de participar de atividades solenes, cívicas e festas populares, bem como promover concertos próprios. Por conta das apresentações já programadas, um concerto especial para celebrar os 108 anos da corporação será agendado para maio.

Instituição de utilidade pública foi fundada no dia 10 de abril de 1909 (Paulo Bellini/Banda Lira Itapirense)

Pautada pela qualidade e excelência musical, a Banda Sinfônica Lira Itapirense se constrói com base na democratização do acesso e facilitação aos bens culturais, bem como na fruição e reflexão da cultura musical em suas mais variadas formas de criação, construção e contextualização, impulsionada pela busca de novos saberes, essenciais para a relação humana, social e artística.

Atualmente, a corporação conta com o importante patrocínio do Laboratório Cristália por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet), além do fundamental apoio da Prefeitura de Itapira por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social. Desde 1999, a Banda Sinfônica Lira Itapirense é dirigida artisticamente pelo maestro Maurício Perina, que tem como base uma diretoria sólida e constituída por membros antigos da corporação.

Com histórico de grandes eventos e projetos, como apresentações conjuntas com renomados artistas como Sérgio Reis, Renato Teixeira, Jorge Aragão, Toni Angeli, Kleiton & Kledir, Nunno Dellalio e Marina Gabetta, a Banda Sinfônica Lira Itapirense preserva até hoje suas tradições e segue impactando positivamente a cultura local, com atuação anual que se aproxima a quase 100 apresentações, cumprindo fielmente sua missão de Utilidade Pública Municipal, conforme declaração oficializada em decreto datado do dia 15 de julho de 1970.

AGENDA – Neste mês, a agenda já confirmada inclui concerto no Parque Juca Mulato (dia 15) e participações nas procissões do Nosso Senhor Morto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha (dia 14), da comunidade religiosa do Conjunto Habitacional ‘Flávio Zacchi’ (dia 19) e de São José em Barão Ataliba Nogueira (dia 30). Neste mesmo evento haverá concerto da Banda Sinfônica Lira Itapirense no dia 23. Mais informações sobre a instituição musical podem ser obtidas no site oficial (www.bandaliraitapirense.org.br). As atividades também podem ser acompanhadas pela página oficial no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirense). Informações também pelo telefone (19) 3813-3330. A sede funciona à Rua Comendador João Cintra, 41, na área central de Itapira.